ERP (Enterprise Resource Planning)

ERP é um termo genérico para um conjunto de atividades executadas por um software multi-modular, que tem por objetivo auxiliar o fabricante ou o gestor de uma empresa nas importantes fases do seu negócio, incluindo o desenvolvimento de produtos, compra de itens, manutenção de estoques, interação com os fornecedores, serviços a clientes e acompanhamento de ordens de produção. O ERP pode também incluir módulos aplicativos para os aspectos financeiros e até mesmo para a gestão de recursos humanos. Tipicamente, um sistema ERP usa ou está integrado a uma base de dados relacional.

O QUE É O ERP

ERP é uma arquitetura de software que facilita o fluxo de informações entre todos os departamentos da empresa e suas atividades, tais como fabricação, logística, finanças e recursos humanos. É um sistema amplo de soluções e informações. Um banco de dados único, operando em uma plataforma comum que interage com um conjunto integrado de aplicações, consolidando todas as operações do negócio em apenas um ambiente computacional.

INTEGRAÇÕES DO ERP

VANTAGENS DO ERP

Eliminar o uso de interfaces manuais.
Redução de custos.
Otimizar o fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização (eficiência).
Otimizar o processo de tomada de decisão.
Elimiar a redundância de atividades.
Reduzir os lead times e tempos de resposta ao mercado.


IMPLANTAÇÃO DO ERP

Um ERP em perfeito funcionamento, com usuários bem treinados, pode representar um incremento significativo no faturamento da empresa. Entretanto, para alcançar bons resultados, é preciso entender que apenas o software ou o hardware não bastam. O projeto de implementação do ERP deve ser bem estruturado, incluindo várias etapas cruciais e inter-relacionadas:
1 - Criação de uma cultura ERP dentro da empresa;
2 - Aquisição da solução (software);
3 - Treinamento dos usuários;
4 - Consultoria na implementação do software;
5 - Manutenção do sistema.

CONCLUSÃO

A implantação de um sistema ERP provoca muitas mudanças na organização. É necessário:
um redesenho dos processos, eliminar funções em duplicidade e fluxos de informação mal definidos.

Assim, o sistema ERP será um espelho da prática empresarial. Podemos observar ainda que a implantação de um sistema ERP pode ser bastante complexa e sujeita a turbulências caso não esteja adequada ao ambiente da empresa, em razão das mudanças provocadas. Todos estes riscos podem ser minimizados com a seleção adequada do fornecedor da solução, um bom projeto e bom gerenciamento.

Se sua empresa busca um excelente ERP para gerenciar todas as atividades de uma forma prática, rápida e completa, e não quer gastar a fortuna que cobram por ai, você encontrou o lugar certo! Por favor mande um e-mail para infomusicsuporte@terra.com.br para obter demonstração e orçamento sem compromisso. Com a INFOMUSIC você vai controlar tudo (produção, vendas, estoque,serviços, relatórios gerenciais, CRM, financeiro, análise de lucratividade, estatísticas, compras, caixa, cobrança, etc.):

 

Visite o Link do parceiro

PEÇA ORÇAMENTO SEM COMPROMISSO